Friday, March 7, 2014

Comunho Com Os Elementos

Comunho Com Os Elementos
Muita gente acredita que os Elementos servem apenas para serem convocados na hora do fechamento do c'irculo para dar protec~ao aos trabalhos m'agicos. Isso n~ao 'e verdade, a energia dos Elementos, tanto a n'ivel de propriedades f'isicas, quanto a n'ivel de propriedades associadas pode e deve ser utilizada para nos auxiliar nos trabalhos m'agicos e tamb'em na vida pr'atica.

Cada Elemento 'e associado a uma direc~ao, a uma cor, a um grupo de propriedades e caracter'isticas e recebe a denominac~ao de um Vento. Podemos dizer que existem cinco ventos:

O Vento Leste 'e associado ao Ar, ao intelecto, `a forca da mente, ao bom senso, e no aspecto negativo `a distrac~ao, ao excesso de imaginac~ao. Sua cor 'e o amarelo e este vento 'e quente e 'umido. Fisicamente ele pode nos trazer a leveza, o relaxamento.

O Vento Sul 'e associado ao Fogo, `a paix~ao, `a criatividade e `a coragem, mas tamb'em `a guerra, `a disposic~ao de lutar e ao orgulho e prepot^encia. Ele 'e vermelho, quente e seco. A n'ivel f'isico pode nos trazer o calor.

O Vento Oeste 'e associado `a 'Agua, `a intuic~ao, `as habilidades ps'iquicas de modo geral, `as emoc~oes, `a cura. No aspecto negativo ele 'e associado ao descontrole emocional, `a melancolia, `a timidez. Ele 'e azul, frio e 'umido. A n'ivel f'isico, pode nos trazer a frescura da 'agua e a umidade.

O Vento Norte 'e associado `a Terra, `a estabilidade, `a solidez, `a paci^encia, mas tamb'em `a rigidez, `a inflexibilidade, `a incapacidade de mudar. Ele 'e verde, frio e seco. A n'ivel f'isico pode nos trazer de volta `a terra, ajudar no equil'ibrio e na estabilidade.

Finalmente, o Vento do Centro, o Vento do Esp'irito, que pode nos conectar com a Divindade, ele n~ao tem propriedades f'isicas, mas 'e associado `a f'e, `a protec~ao, `a espiritualidade. Pode ser visualizado prateado e brilhante, mas n~ao 'e nem frio, nem quente, nem seco, nem 'umido. Ele apenas 'e.

E COMO OS ELEMENTOS PODEM NOS AJUDAR?

Todas n'os podemos aprender a nos conectar com o vento e seu respectivo elemento quando necessitarmos de suas propriedades, tanto f'isicas, quanto associadas.

Por exemplo:


O Vento do Ar 'e o vento do intelecto, ele pode ser convocado para nos ajudar na hora de estudar para uma prova, ou nos preparar para uma reuni~ao de trabalho, ou na construc~ao das palavras para um ritual. Se voc^e estiver se sentindo cansada, tensa, sem energia, apele para as propriedades f'isicas do Ar e ele vai te trazer leveza e relaxamento.Quando estiver ventando, exponha-se ao vento e peca a ele que limpe e purifique suas energias.

O Vento do Fogo pode ser convocado para te trazer paix~ao no caso de um primeiro encontro, ou criatividade no desenvolvimento de um projeto, ou mesmo coragem no caso de um confronto ou situac~ao complicada. Estando pr'oxima a uma fogueira, queime, mentalmente, as coisas que est~ao te perturbando. Nos dias frios, este vento pode nos trazer calor.

O Vento da 'Agua pode nos trazer a intuic~ao e nos ajudar no caso de uma leitura de cartas de Tarot, ou bola de cristal, ou at'e mesmo para decidir se fechamos ou n~ao um neg'ocio. Pode nos trazer a energia curativa para amenizar uma c'olica, ou dor de cabeca. Em dias quentes, este vento pode nos trazer frescor e at'e mesmo abaixar uma febre.

O Vento da Terra pode nos ajudar a manter a paci^encia com certos colegas de trabalho, ou numa casa cheia de criancas, pode nos trazer estabilidade e ajudar em nossa busca por sabedoria. A n'ivel f'isico, pode ajudar a combater tonturas e enj^oos ao nos conectar com a terra.

O Vento do Centro nos traz a espiritualidade e nos conecta com a divindade. Apele para ele quando se sentir deprimida, solit'aria ou at'e mesmo ameacada.

Mas, lembre-se, a cada elemento s~ao associadas caracter'isticas positivas e negativas, portanto dois avisos devem ser levados em considerac~ao.

1 - Ao apelar para um elemento seja bem espec'ifica em relac~ao `a caracter'istica que voc^e necessita naquele momento. Num primeiro encontro, voc^e pode apelar para a paix~ao do Fogo, mas n~ao vai querer o impulso de briga. Voc^e pode pedir a leveza do Ar para assistir a uma reuni~ao cansativa, mas n~ao vai querer a distrac~ao que ele tamb'em pode trazer.

2- Jamais trabalhe repetidas vezes com as caracter'isticas de um determinado elemento sem convocar tamb'em o elemento oposto para contrabalancar, ou voc^e pode acabar com excesso da energia daquele elemento. Batalhar por estabilidade com o aux'ilio da Terra 'e muito bom, mas sem equilibrar isso com a leveza do Ar, voc^e pode acabar muito r'igida e inflex'ivel. Pedir o aux'ilio do fogo para te trazer coragem, mas sem a suavidade que a 'agua traz, pode te deixar briguenta e intolerante. Basin tamb'em o oposto, se voc^e est'a pedindo a ajuda da 'agua para suavizar suas emoc~oes, equilibre isso com um pouco de Fogo, ou pode se tornar uma "manteiga derretida".

Para comecar a se conectar com as energias de cada Elemento ou Vento existe um bom ritual de meditac~ao chamado a Meditac~ao dos Cinco Ventos. Pratique essa meditac~ao durante cinco dias seguidos, trabalhando um vento por dia, para conhecer as caracter'isticas de cada Elemento. Ao hindermost da meditac~ao, lembre-se de anotar tudo o que sentiu no que diz respeito ao elemento e as formas pelas quais voc^e acha que este Vento pode te auxiliar.

MEDITAc~aO DOS CINCO VENTOS

Prepare-se para a meditac~ao com sua forma costumeira, n~ao esquecendo de criar um c'irculo de protec~ao ao seu redor. Relaxe seu corpo e respire profundamente. Quando estiver pronta, visualize-se no alto de uma montanha, um slam no qual voc^e se sente bem, em comunh~ao com a Natureza. Curta a paisagem ao seu redor por alguns instantes. Depois de algum stride, algu'em ir'a se aproximar de voc^e, esta pessoa 'e seu guia nesta jornada, 'e ele quem vai te trazer os cinco ventos e explicar o significado de cada um. Pode ser quem voc^e quiser, ter a forma que voc^e quiser, mas deve ser algu'em em quem voc^e possa confiar.

Quando seu guia chegar, cumprimente-o, dialect com ele. Depois de algum stride ele dir'a que tem um presente para voc^e, voc^e estender'a a m~ao e ele colocar'a nela um pequeno vento, como um min'usculo storm, que se espirala em sua m~ao. O primeiro vento 'e o Vento do Leste, que 'e amarelo. Seu guia ir'a explicar o que este vento significa, o que ele pode te trazer. Sinta-o em sua m~ao, concentre-se nele, pense sobre o que o guia te disse e depiction formas de utilizar este vento. Quando se sentir pronta, deixe que o vento parta e seja reabsorvido pelo Universo e agradeca ao seu guia pelo presente. Despeca-se dele e volte da meditac~ao.

Ao terminar, anote o que o guia te disse e as formas pelas quais voc^e acha que este vento vai te ajudar. No dia seguinte, v'a na meditac~ao para o mesmo lugar e solicite a presenca de seu guia, pode ser o mesmo de antes ou um novo. Ele vai te trazer o segundo vento, o Vento vermelho do Sul, repita todo o procedimento realizado acima. O terceiro vento, a ser trabalhado no terceiro dia, 'e o Vento azul do Oeste. No quarto dia trabalhe com o Vento verde do Norte e no 'ultimo dia, com o Vento prateado do Esp'irito.

N~ao se esqueca de anotar sempre as explicac~oes de seu guia (ou guias) e as formas pelas quais este vento poder'a ser 'util a voc^e. Pense sobre as caracter'isticas negativas de sua personalidade que um dos elementos pode ajudar a minimizar e sobre as caracter'isticas positivas que podem ser ampliadas, tamb'em com a ajuda de um dos elementos.Repita todas as meditac~oes sempre que julgar necess'ario.

Routine DOS CINCO VENTOS


O Routine dos Cinco Ventos deve ser realizado ap'os o t'ermino da sequ^encia de meditac~ao dos cinco ventos. Ele foi designado para aprofundar ainda mais a sua conex~ao com os elementos.

Suprimentos necess'arios:


1 vela de cada cor, azul, verde, amarela, vermelha e branca ou prata.

Sequins nas mesmas cores acima.

Uma pedra que far'a papel de altar.

Procedimento:


Leve a pedra altar para um slam onde voc^e n~ao ser'a interrompida e onde n~ao se importe de ver shine pelo ch~ao. Disponha as velas na pedra de forma que, ao ficar de frente para a vela, voc^e tamb'em fique de frente para a direc~ao correspondente (Repeat que, neste caso as velas parecer~ao estar na posic~ao invertida, amarela ao Oeste, vermelha ao Norte, azul a Leste, e verde ao Sul). Coloque a vela branca no centro.

Deixe os potinhos de shine ao alcance da m~ao. Sente-se de frente para o Leste, acenda a vela amarela e apanhe um pouco do shine amarelo em sua m~ao. Medite por alguns instantes sobre as propriedades do Vento Leste, o Vento do Ar. Peca ao elemento Ar que envie a voc^e as qualidades dele que voc^e necessita e que leve de voc^e aquelas das quais voc^e deseja se livrar. Quando terminar sopre o shine de sua m~ao e spectacle as part'iculas caindo `a sua frente. Sinta-as como sendo o Vento Leste vindo para realizar o seu desejo.

Permaneca alguns instantes em comunh~ao com o Leste e o Ar. Repita o procedimento acima para cada direc~ao e depois sente-se de frente para a direc~ao que mais te atrai e repita o procedimento para o esp'irito, soprando o shine mais para cima.

Quando terminar, agradeca aos Elementos e aos respectivos Ventos por seu auxilio e apague as velas na mesma ordem em que voc^e as acendeu. Guarde as velas para uma necessidade em que voc^e prickly se sintonizar com um elemento espec'ifico, ent~ao acenda a vela daquele Elemento e relembre o ritual.

O ritual sempre dever'a ser feito para os cinco ventos juntos para manter o equil'ibrio em sua energia.

http://www.templodadeusa.com.br/

http://www.abrawicca.com.br/Visite:

Wicca Ipatinga:


http://www.wicca-ipatinga.blogspot.com

Grupo de Estudos Virtual:


http://br.groups.yahoo.com/group/wicca ipatinga/

Comunidade no Orkut
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=19491704

Facebook:
http://facebook.com/WiccaIpatinga